quinta-feira, 30 de abril de 2015

PROFESSORES VIRAM VÍTIMAS DE TROPA DE CHOQUE NO PARANÁ

Brasil, o país também conhecido pelo futebol, samba e injustiça. Teve nessa última quarta-feira(29), mais uma manifestação. Só que dessa vez não tinha relação com o carnaval fora de época de domingo, muito menos com a final da Copa do Nordeste. Nessa protagonizavam professores, que estão em greve desde sábado(26) batalhando pelos seus direitos trabalhistas, que já lhe são escassos. O motivo de toda manifestação em frente a Assembléia Legislativa do Paraná, é o projeto de lei que promove mudanças no custeio do Regime Próprio da Previdência Social dos servidores estaduais - ParanaPrevidência. O projeto de lei, que foi aprovado pelos deputados estaduais e segue agora para a sanção do governador Beto Richa (PSDB), autor da proposta, muda a fonte de pagamento de mais de 30 mil beneficiários para o Fundo Previdenciário. Com isso o governo deixa de pagar sozinho as aposentadorias e divide a conta com os próprios servidores. O governo diz que com isso teria uma economia de R$ 125 milhões mensais, enquanto os servidores alegam que a mudança afeta o financeiro da ParanaPrevidência, que depois de um certo tempo pagará mais do que recebe.


No meio de toda essa balbúrdia, professores que estavam pacificamente manifestando a favor de seus direitos foram vítimas da Polícia. Segundo a prefeitura de Curitiba, 213 pessoas ficaram feridas no local em que a Polícia Militar usou bombas de efeito moral, disparou tiros de balas de borracha e usou também um helicóptero para dispersar a multidão. A Secretária de Segurança Pública afirma que 20 policiais também ficaram machucados no tumulto. Sete pessoas foram presas segundo Polícia Civil.

Professor, profissão mais valorizada em toda a sociedade. Pessoas que escolhem formar humanos, construir futuros, complementar e acrescentar sabedoria a todos que aparecem em sua frente, em suas respectivas cadeiras de estudantes. Quem exerce essa profissão escolhe mudar o mundo, munido apenas de três ferramentas: o giz\caneta, lousa e seu conhecimento. Por conta disso são tão valorizados certo? Errado, no Brasil não, no nosso país professores são diamantes sucateados. No país onde já virou rotina valores morais trocados, onde o respeito não se acha em qualquer esquina, mas o roubo, o furto, a miséria pode se ver de qualquer ângulo, em qualquer lugar desse país. 


https://www.facebook.com/ismael.defreitas/videos/738235802940466/ segue um dos vídeos do tumulto no Paraná