quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Censura ou Não?

A Regulamentação da Mídia e sua ignorância, por meio da falta de esclarecimento e debate.
Desde meados de 2014 o Brasil vem dando amostras mais uma vez de sua ignorância em certos tipos de assuntos. As vezes nós mesmos nos difamamos e dizemos que nosso povo tem caráter de baixo nível intelectual pela falta de educação adequada que é nos oferecida, mas em alguns momentos ganhamos essa alcunha por falta de informação, ou por informação errada ou mal explicada que nos é oferecida e em raras ocasiões pela má habilidade de interpretação textual. E espero com esse texto pelo menos dar uma ideia do que não foi explicado ou mal explicado por mídias que podem ser afetadas pelo meio da nova regulamentação.

A Regulamentação da Mídia que está prevista para debates e projetos com a sociedade para o segundo semestre de 2015 nesse segundo mandato da presidente Dilma. Tem como objetivo o lado econômico da mídia renovando ou criando alguns artigos da mídia já regulamentada(ainda não sabemos ao certo as alterações, ainda não temos o projeto publicado). Assim evitando restritamente qualquer tipo de MONOPÓLIO ou OLIGOPÓLIO na própria.

MONOPÓLIO :Monopólio é a exploração sem concorrente de um negócio ou indústriaem virtude de um privilégio. É a posse ou o direito em caráter exclusivo. Ter o monopólio é possuir ou desfrutar da exploração de maneira abusiva, é vender um produto ou serviço sem concorrente, por altos preços. Do grego monos, que significa "um" e polein que significa "vender".
OLIGOPÓLIO: Oligopólio é um sistema que faz parte da economia política que caracteriza um mercado onde existem poucos vendedores para muitos compradores.Em um oligopólio, as alterações nas condições de atuação de uma empresa vai influenciar o desempenho de outras empresas no mercado. Isto provoca reações que são mais relevantes quando o número de empresas do oligopólio é reduzido.

Essa "Regulamentação da Mídia" é muitas vezes confundida com a "Regulamentação do Conteúdo"(regulação extremamente contestada pela presidente) e não só isso, é também uma grande forma de defesa das empresas que podem ser afetadas por essa nova regulamentação econômica que poderiam perder ou ter que reduzir seus meios de comunicação a 1 em uma mesma cidade por exemplo.

Fiquemos de olho com os próximos movimentos sobre o assunto e se o partido PT fará desdobramentos para poder regular o conteúdo, que até hoje foi fortemente criticado pela presidente Dilma que apoia somente a regulação econômica da mídia e com isso podemos tirar nossas próprias conclusões do que podemos chamar de censura.

Sou a favor da verdade totalmente dita, da liberdade de imprensa e de expressão. Só não podemos continuar a aceitar a má informação e notícias preguiçosas por conta de empresas que estão acomodas no seu alto índice da audiência por falta de competitividade.